MANHÃS DE DOMINGO



“A Escola Dominical nasceu na Inglaterra, em 1780. Em Gloucester, uma cidade não muito distante de Londres, residia o jornalista Robert Raikes, 44 anos, proprietário do Gloucester Journal, fundado por seu pai. Nessa época a situação moral e espiritual do país era preocupante. Raikes observou que entre as causas dos crimes e bebedices desenfreada estava a ignorância. As crianças trabalhavam durante a semana e, aos domingos, ficavam nas ruas. Para esses meninos, Raikes teve a idéia de organizar uma escola que funcionaria aos domingos, e não cuidaria apenas da educação secular, mas daria também a educação religiosa e teria a Bíblia como livro-texto. Assim, em 20 de julho de 1780, nasceu a  escola dominical.  A idéia se espalhou por todo o país. João Wesley deu total apoio ao movimento. Em 1875 organizou-se em Londres a Sociedade para Promoção das Escolas Dominicais nos Domingos Britânicos. No ano seguinte havia 200 mil crianças matriculadas. No Brasil, a primeira Escola Dominical nasceu em Petrópolis, RJ, no dia 19 de agosto de 1855, na casa do médico e missionário escocês Robert Kalley. Nesse primeiro dia havia cinco crianças presentes, e a esposa, Sarah Kalley, contou-lhes a história de Jonas”. (http://www.iprb.org.br/historia/EDB_historia.htm)

 Quero louvar a Deus pela vida de Robert Raikes, João Wesley, Robert Kalley e sua esposa, Sarah Kalley. Foram eles os precursores desse formidável trabalho realizado em pleno século XXI, em todos os países evangelizados.
A Escola Bíblica Dominical é simplesmente fantástica; é uma escola organizada. Quando ela começou, com Robert Raikes, o foco eram as crianças. Hoje se trabalha todas as faixas etárias com um ensino sistemático, por assuntos doutrinários, livros ou cartas, personagens, focando sempre a pessoa principal do evangelho, Jesus Cristo.
Foi inventado sabiamente um slogan: “A EBD é a melhor escola do mundo!” Concordo plenamente com ele, só pelo fato de que ela ensina a Bíblia, a Palavra de Deus. Estão contidos nas Escrituras os conselhos mais sábios que possam existir e em todas as direções pessoais e coletivas, para com o próximo, como expressão do relacionamento que se tem com Deus.
Atualmente, nas comunidades cristãs que priorizam um estudo de qualidade da Bíblia, é inconcebível não ter a EBDominical. As manhãs de domingo só tem sentido com a Escola Bíblica, momento de estudo, confraternização, espiritualidade cristocêntrica e muito crescimento.
Diante do apresentado, é necessário falar do foco evangelístico. A Igreja contemporânea não pode ficar só com o fortalecimento dos seus membros. A ordem de Cristo "Ide" (Mc 16.15a), nos constrange a dar prioridade a visão implantada por Raikes, inspirada em Jesus. Visar o pecador é uma tarefa intransferível da EBD!
Façamos das manhãs de domingo um tempo de qualidade.

Por

Pr. Gilmar Tavares Reis

Comentários

  1. Maria Helena dos Santos Villa Nova10 de janeiro de 2011 às 17:17

    Com certeza, é única escola que utiliza a Palavra de Deus para formar o caráter dos pequeninos, alimentar novos convertidos e fortalecer os cristãos já experientes, com ensino de qualidade.

    Parabéns pelo blog.

    Irmã Maria Helena dos Santos Villa Nova
    Pedagoga
    Superintendente da EBD da Assembléia de Deus - Séde - em Pindamonhangaba . SP

    ResponderExcluir
  2. Paz Maria Helena! Obrigado pelo comentário e que Deus continue te abençoando nessa missão tão nobre, a do ensino. Até a próxima!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

PREFÁCIO DE PR JEAN GIRARD

NOTA DO EDITOR 1° Livro de Marizan Di Carvalho

PERGUNTAS RESPONDIDAS SOBRE SEXO COMENTADAS POR UM PASTOR (II)