VIDA COM DEUS II



 ATRIBUTOS DE DEUS

“Porque os atributos invisíveis de Deus, assim o seu eterno poder, como também a sua própria divindade, claramente se reconhecem, desde o princípio do mundo, sendo percebidos por meio das coisas que foram criadas. Tais homens são, por isso, indesculpáveis” (Romanos 1:20 RA).

          A lista de atributos nada tem de incomum, mas compreender a definição de cada atributo é necessário para o desenvolvimento da vida com Deus. Desta forma os atributos que descrevem o ser de Deus são: invisibilidade, mansidãomorosidade, conhecimento, sabedoria, veracidade, bondade, amor, misericórdia, graça, paciência, santidade, paz, retidão, justiça, zelo, ira, vontade – A vontade de Deus é o atributo por meio do qual ele aprova e decide executar todo ato necessário para a existência e para a atividade de si mesmo e de toda a criação”, comentou Grudem.
          Vejamos ainda outros atributos: onipotência (poder, soberania), perfeição, beleza, glória: num dos seus sentidos a palavra glória significa simplesmente “honra” ou “reputação excelente”. Esse é o significado do termo em Isaías 43.7, em que Deus fala dos seus filhos, “que criei para minha glória”, ou em Romanos 3.23, que diz que “todos pecaram e carecem da glória de Deus”. Noutro sentido, a “glória” de Deus significa a clara luz que circunda a presença de Deus. Como Deus é espírito, e não energia nem matéria, essa luz visível não faz parte do ser divino, mas é algo criado. Podemos defini-la assim: a glória de Deus é o brilho criado que circunda a revelação do próprio Deus”, afirma Grudem.
          É através desses e de outros atributos que Deus se faz conhecer aos homens. O homem, porém, que ignorar e não abrir o seu coração para tentar entender Deus pela forma que Ele intervém na condição humana, ficará a margem do Caminho.
           Uma verdade precisa ser dita, mesmo que os adeptos do relativismo questionem: se o homem ter fé em Deus, Ele é Deus para atender; entretanto, se o ser humano optar em caminhar pelo caminho da incredulidade, Deus continuará sendo quem É. Que o Senhor nos ajude a convencer os homens de seu estado de pecado e da necessidade de se ter Fé em Deus para uma vida abundante e vida eterna com Cristo.

Por

Pr. Gilmar Tavares Reis

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PREFÁCIO DE PR JEAN GIRARD

NOTA DO EDITOR 1° Livro de Marizan Di Carvalho

PERGUNTAS RESPONDIDAS SOBRE SEXO COMENTADAS POR UM PASTOR (II)