SAL REFINADO


A Enciclopédia Microsoft Encarta define o sal “como composto mineral e químico, cuja denominação correta é cloreto de sódio”. O sal é usado na cozinha como conservante, para temperar alimentos e melhorar seu sabor, porém, muito barato. Acredita-se que representações políticas devem possuir características tais quais as do sal, na conservação da ética, no tempero dos projetos e no sabor dos resultados de seu governo.
Se os políticos conservarem-se dentro da ética e se manterem fora dos “esquemas”, priorizando a formação de uma liderança política forte e saudável, eles serão a esperança de mudança futura da nação. Caso contrário, haverá uma aceleração do que já é ruim, dentro de certo tempo, os corpos deles mesmos e do povo começarão a se deteriorarem, começando pela moral do indivíduo chegando até a sociedade, isso tudo por falta de sal.
O cloreto de sódio também serve para temperar o alimento e no sentido que aqui é dado, toa no equilíbrio dos projetos. Nada de construir um jardim suspenso no centro da cidade, nem uniformizar o cidadão com cores partidárias, ou fiscalizar o controle de natalidade dos coelhos e, muito menos, bancar os palhaços na frente do circo. Não obstante, que haja projetos inovadores, audaciosos que visem o crescer e o desenvolver dos cidadãos comuns, anônimos, mas que são dignos de uma vida melhor.
Que gosto bom é o do dever cumprido! Valorização dos profissionais, laboratórios de informática, ensino profissional na rede pública, escola técnica rural, escolas de tempo integral, ambiente propício para os bem-dotados de inteligência ou de aptidões especiais acima da média, tudo isso funcionando a contento. É verdade que leva anos, no entanto, “nunca é tarde para começar”, diz a sabedoria popular.
Tudo isso é fruto de uma mente esperançosa na ação do sal sobre a sociedade, diferente de Lenin que asseverava“Idéias são mais letais que armas”. Na verdade idéias sem a conservação da ética, do tempero dos projetos e, do sabor dos resultados, para o povo se alegrar com o governo do justo, o resultado é funesto.

Por

Pr. Gilmar Tavares Reis

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PREFÁCIO DE PR JEAN GIRARD

PERGUNTAS RESPONDIDAS SOBRE SEXO COMENTADAS POR UM PASTOR (II)

NOTA DO EDITOR 1° Livro de Marizan Di Carvalho