MÃE GENTIL


O renomado escritor brasileiro, Monteiro Lobato, asseverou certa vez que “uma nação é constituída por homens e livros”. Certamente a sua observação é devida à profunda paixão que tinha pelo povo, formação e desenvolvimento.
Com um olhar mais fixo na nação brasileira, é notório que ela se compõe de um povo de diversas classes sociais. Independentemente do seu poder financeiro, todos precisam entender que ninguém é alguém sem o outro. Somos interligados de uma forma ou de outra. Por exemplo, a união de um povo pode favorecer a formação de leis, constituição ou governo. A grande questão é, se essa formação contribuirá com os princípios éticos ou não. Pois nem sempre o povo, na sua grande parte, está certo quanto ao que quer.
Como saber se o querer de um povo está certo? É justamente nesse momento que entra a questão da formação, pois não basta só ser informado, é preciso caminhar o caminho da escola, da faculdade, das universidades e do saber produzir conhecimento. O ilustre filósofo da religião, Luiz Sayão, menciona que “não se trata apenas do saber fazer, mas do fazer saber”. Fazer saber é a mola mestra em qualquer nação, entretanto, o paradoxo é que o Congresso analisa mais de 250 projetos que criam novas disciplinas obrigatórias, não obstante, de acordo com o especialista em educação Cláudio de Moura Castro, colunista da VEJA, “a regra básica da educação é ensinar menos para o aluno aprender mais... O currículo já é duas vezes maior do que deveria ser. Ninguém consegue aprender tudo o que é ensinado hoje em sala de aula”, diz o especialista.
Então, o que o governo diz hoje sobre desenvolvimento, não seria só um inchaço patológico? É verdade que foi criada uma série de “bolsas” para o povo, mas até quando elas estarão “cheias”? E cheias do quê? Todo inchaço deve ser tratado visando à cura, ou a debilidade se alastrará levando até a morte. Que as “bolsas” do governo estejam cheias de prioridades para com as matérias fundamentais, principalmente a língua portuguesa e a matemática, pois isso sim contribuirá com a formação do indivíduo.   
Oh, Mãe Gentil! Até quando o povo, teu filho, viverá como órfão, sem formação, sem desenvolvimento? Apreça-te em socorrê-lo, ou alguma instituição de “recuperação” o colocará em um caminho sem volta.

Por

Pr. Gilmar Tavares Reis

Comentários

  1. Olá! A nossa nação realmente é uma Mãe Gentil ou desgraciosa com seus filhos? Até a proxima!

    ResponderExcluir
  2. Pr. Gilmar é amigo, pastor, companheiro e acima de tudo servo de Cristo, homem de Deus, exemplo.

    Mãe Gentil: oxalá que nossos governantes entendam que educar é comprometimento. Dom Bosco certa vez disse: - Educação é do coração! É preciso mais do que vãs palavras para compreender o compromisso que temos com o nosso semelhante, com a comunidade local, com nossa sociedade, com nossa nação. Num raporte, este artigo nos remete a reflexão sobre nosso país,inquietações sobre um "desenvolvimento" não só em lateralidade, mais também em profundidade. Qual a nossa participação para mudar a realidade, o ambiente em que nos relacionamos, mas do que prática é preciso cultivar uma práxis que pressuponha nossas ações na conjuntura sistemica que vivemos. Parabens pr pela iniciativa de repensar e estimular outros a refletir, confrontar e questionar até quando os governamentes do Brasil esquecerá o seu povo que canta Mãe Gentil.

    Melquesedeque

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

PREFÁCIO DE PR JEAN GIRARD

PERGUNTAS RESPONDIDAS SOBRE SEXO COMENTADAS POR UM PASTOR (II)

NOTA DO EDITOR 1° Livro de Marizan Di Carvalho