DEZ BENEFÍCIOS DO SEXO PARA A SAÚDE - DO CASAL HÉTERO CASADO



Vida sexual ativa alivia dores, melhora o sono e estimula a longevidade


Por Minha Vida, Publicado em 10/8/2010


Que o sexo te faz bem, isso você já notou. O orgasmo, por exemplo, é uma das sensações mais íntimas e deliciosas para homens e mulheres e é muito mais do que sinal do sucesso de uma relação sexual. A cada dia, os cientistas descobrem novos efeitos desta reação orgânica que, além de melhorar as emoções, faz muito pela sua saúde. "O orgasmo contribui para que homens e mulheres vivam com mais qualidade, trata-se de um momento de prazer que reverbera por vários dias", afirma o ginecologista Neucenir Gallani, da clínica SYMCO. 


Porém, apesar de proporcionar prazer e qualidade de vida, uma pesquisa feita pela Universidade de São Paulo (USP) revelou que 70 % dos brasileiros fazem menos sexo do que declaram em conversas e pesquisas públicas. Por isso, o Minha Vida estimula você a melhorar essa situação trazendo o que a ciência e os especialistas andam dizendo por aí sobre os benefícios que uma vida sexual ativa trazem ao corpo. Confira:  


1. Alivia as crises de enxaquecas 

Quando seu parceiro reclamar, dizendo que não quer sexo porque está com dor de cabeça, reverta a desculpa a favor da saúde dele. Segundo o médico Neucenir Gallani, o orgasmo libera substâncias, como as endorfinas, que atuam no sistema nervoso. "Elas diminuem a sensibilidade à dor, relaxando a musculatura e melhorando o humor", afirma. 


2. Melhora o aspecto da pele 

Fazer sexo, principalmente no período da manhã, é um poderoso aliado da beleza para manter a juventude. Essa foi a conclusão de um estudo, realizado por cientistas da Universidade Queens (Reino Unido). De acordo com os pesquisadores, atingir o orgasmo aumenta os níveis de estrogênio, testosterona e de outros hormônios ligados ao brilho e a textura da pele e dos cabelos. Além disso, quando há o orgasmo, ocorre uma vasodilatação superficial dos vasos, até aumentando a temperatura em algumas pessoas. Com isso, a pele ganha uma aparência mais viçosa, e o brilho natural dela fica em destaque.


3. Alivia as cólicas da TPM 

O ginecologista Neucenir Gallani faz questão de reforçar que isso não é uma regra, mas acontece com algumas mulheres. Os movimentos realizados durante o sexo estimulam os órgãos internos, que ficam mais relaxados e, com isso, há diminuição das dores que incomodam seu bem-estar nos dias antes da menstruação. "Mas há mulheres que, na fase pré-menstrual, não têm disposição para o sexo e forçar a barra pode ser pior", diz o ginecologista. 


4. Melhora o sono 

O relaxamento que o orgasmo traz contribui para que você durma melhor, e não apenas no dias em que houver sexo. A reação tem efeito prolongado, devido a ação dos neurotransmissores que passam a agir no seu organismo com mais regularidade e numa quantidade maior.


5. Diminui o estresse 

O médico faz questão de ressaltar que o orgasmo não deve ser encarado como um remédio calmante, mas como parte de uma relação afetiva que traz prazer. Quando isso acontece, os níveis de estresse tendem a diminuir não só pela estabilidade emocional, mas também porque os chamados hormônios do estresse, como o cortisol, apresentam atividade reduzida. Quem trouxe essa novidade foi um estudo escocês recém-publicado na revista Biological Psychology. 


6. Diminui os riscos de infarto 

Um estudo da Universidade de Bristol, na Grã-Bretanha, realizado com mais de 3 mil homens de 45 a 59 anos, concluiu, após 20 anos, que o sexo frequente pode reduzir o risco de infartos fatais e de derrames. De acordo com as conclusões da pesquisa, a morte súbita causada por problemas de coração é mais comum entre homens que afirmam ter níveis baixos ou moderados de atividade sexual. 


7. Queima calorias

Segundo a Associação Americana de Educadores e Terapeutas Sexuais, a atividade sexual pode ser um ótimo exercício para o corpo. Isso porque meia hora de sexo queimam, em média, 85 calorias. Portanto, se você está sem paciência para ir à academia, que tal optar pelo plano B? 


8. Aumenta a imunidade 

Um estudo feito pela Wilkes University, nos Estados Unidos, mostrou que uma vida sexual ativa aumenta os níveis de um anticorpo conhecido como IgA , responsável pela proteção do organismo de infecções, gripes e resfriados.  


9. Fortalece os músculos pélvicos

Um benefício inesperado do sexo é que ele pode evitar a incontinência na terceira idade, principalmente entre as mulheres.


10. Reduz o risco de câncer de próstata

Ejaculações frequentes, principalmente nos homens mais jovens, podem proteger contra os tumores na glândula após os 50 anos. Neste caso, o ideal é fazer sexo ao menos cinco vezes por semana para reduzir o risco de câncer por um terço. O estudo foi publicado no 'Journal of the American Medical Association'.

Conselho do pastor:

Só para lembrar, o sexo para ter todos esses benefícios abençoados, é preciso que o casal diga não ao hedonismo sexual, dedicação ao prazer pelo prazer como estilo de vida, que adquiriu um viés nas seguintes modalidades de sexo, desaprovado pelo Senhor e Salvador Jesus Cristo:

1.    Incesto – relação sexual entre parentes;
2.    Adultério – relação sexual de uma pessoa casada fora do casamento;
3.    Fornicação – relação sexual de pessoas solteiras;
4.    Sodomia – coito anal;
5.    Homossexualismo – relação sexual entre pessoas do mesmo sexo;
6.    Bestialismo – relação sexual com animais;
7.    Prostituição – atividade institucionalizada que visa ganhar dinheiro com a cobrança por atos sexuais e a exploração de prostitutas;
8.    Pedofilia – prática efetiva de atos sexuais com crianças (p.ex., estimulação genital, carícias sensuais, coito etc.);
9.    Sadismo - perversão caracterizada pela obtenção de prazer sexual com a humilhação ou sofrimento físico de outrem;
10.              Masoquismo - perversão caracterizada pela obtenção de prazer sexual a partir de sofrimento ou humilhação a que o próprio indivíduo se submete;
11.              Sadomasoquismo - perversão sexual que resulta da combinação de sadismo e masoquismo;
12.              Necrofilia – uso de cadáver como objeto sexual;
13.              Voyeurismo – prazer em olhar senas eróticas, ou conversar sobre elas, cenas essas relacionadas com roupas íntimas, órgãos genitais, que em suma causam sensualidade (pessoas trocando de roupa, conversações sensuais, disque-sexo etc.);
14.              Fetichismo – desvio do interesse sexual para algumas partes do corpo do parceiro, para alguma função fisiológica ou para peças de vestuário, adorno etc.

Casais casados tenham uma vida sexual ativa e abençoada, amém?

Comentários

  1. Olá casais! Gostaria que vcs deixassem os vossos comentários, ok? Sempre em Cristo, Pr Gilmar

    ResponderExcluir
  2. Achei muito interesante,e útil tambem.
    Deus o abençoe ricamente Pastor.

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Obrigado por vc ter visitado este projeto de blog. Que pena que vc não se identificou, mas estejas a vontade para voltares quando quiseres e se puderes me ajudar a divulgá-lo entre seus amigos, agradeço.
    Pr Gilmar

    ResponderExcluir
  4. Olá Pastor Gilmar! A Paz do Senhor! Deus te abençoe!
    sou também orientador nesta área tão importante para o bem de toda a sociedade; o sofrimento das familias é por falta de conhecimento e entendimento, conforme (IS 5.13). Devo aproveitar estas orientações para os meus estudos e prática.

    ResponderExcluir
  5. Valeu Pr Joaquim Nunes! Tenho pelo senhor muita consideração. Que Deus esteja com suas mãos sacrossantas sobre a sua vida e que Ele o use no ajustamento conjugal. Fique a vontade para voltar quando quiseres, ok? Se puderes, ajude-me a divulgar esse singelo blog entre seus amigos. Sempre em Cristo,
    Pr Gilmar

    ResponderExcluir
  6. Paz meu Querido!!!Olha só,até o Partor Joaquim passou por ai hein,q chic... Mas claro né vc é uma benção e sua orientaçoes são mais abençoadas ainda. vou divulgar sim,ja até falei algumas coisas suas para nossa mocidade e foi uma beção viu....Deus te abençoe meu amigo! Cléo Dias

    ResponderExcluir
  7. Olá Cleo! Que bom que vc entrou no meu blog. Fique a vontade para voltares quando quiseres. Esse é o nosso objetivo com o blog, servir os irmãos e ajudar a nossa geração de jovens e casais.
    Pr Gilmar

    ResponderExcluir
  8. pastor gilmar sou casada a 7 anos e amo meu marido, sinto que ele me ama tambem, mas porque quando ele esta longe eu sinto a falta dele, porem quando ele me faz carinhos na hora da relação eu sinto vontade de parar por ali mesmo?

    ResponderExcluir
  9. Senhora Anônima eu não sei. Teríamos que avaliar algumas situações e dentro disso, seria possível dar um parecer. Dou aconselhamento na Igreja Assembleia de Deus_sede em Anápolis-GO das 08:00 às 12:00h e neste blog também podes encontrar o meu e-mail. Até a próxima!

    ResponderExcluir
  10. obrigada pastor, mas achei algo na internet que me fez pensar na vida que eu teria se eu não aceitasse o meu jesus, seria algo muito triste, algumas pessoas que achei me fez relembrar o passado e imaginar o ia acontecer comigo se eu jogasse todo esforço que minha familia fez por mim para o alto e seguisse uma vida longe do meu senhor. e hoje louvo verdadeiramente ao meu jesus que me tirou do charco de lodo que é o mundo e não precisaria alguem me dar a resposta(o Pastor por exemplo). a resposta que eu precisava estava ao meu lado, todos os dias...MEU ESPOSO E AGORA QUERO louvar a deus pelo esposo abençoado que ele me deu, ISSO JA BASTA PARA SER FELIZ EM UMA AREA TÃO IMPORTANTE DO CASAL CASADO COM A BENÇÃO DO SENHOR JESUS.GLÓRIA A DEUS PELA SUA VIDA, CONTINUE FIRME E CONSTANTE SEMPRE ABUNDANTE NA OBRA DO SENHOR.AMEM..

    ResponderExcluir
  11. Ok senhora anônima! Que Deus continue te iluminando. Paz e até a próxima.

    ResponderExcluir
  12. Olá senhora Anônima! Deu erro em todos os blog, questão de administração. E por causa disso a sua última postagem foi apagada. Contudo, fique a vontade para voltares aqui quando quiser e também para perguntar alguma coisa. Até a próxima!

    ResponderExcluir
  13. A paz Pr.Gilmar!...
    sou solteira e vejo que o Pastor não colocou em seu Blog, a respeito do ato da masturbação (jovens) e tmbm sobre o sexo dentro de um casamento (posições e sexo oral)??? "sou nova covertida e nunca ninguem diz nada sobre isso! eu tenhu essas dúvidas?" A paz ...

    ResponderExcluir
  14. BOM DEPOIS DE 17 ANOS DE CASAMENTO NÃO VEJO O SEXO COMO ALGO ESSENCIAL...PRA UM CASAMENTO PERDURAR....A CUMPLISIDADE É MAIS IMPORTANTE ..O COMPANHEIRISMO...POIS PR AQUEM PASSA UM MOMENTO CRÍTICO DE DOENÇA E TEM QUE SE ABSTER DO SEXO COMO FICA O CASAMENTO?BOM DEMAIS O SEXO E MUITO PRIMORDIAL PRA UM CASAMENTO MAS NÃO É A BASE ...BOM PENSO EU ASSIM

    ResponderExcluir
  15. Olá irmã Anônima (30/07/11, 21:00)!

    Primeiramente quero pedir perdão por ter demorado tanto a respondê-la. Na verdade o meu blog ainda está em fase de construção, mas o projeto é pra que ele forneça todas essas informações. Mas deixa-me adiantar:

    1. Masturbação - A palavra em se não aparece na Bíblia. A complexidade toda é o mais potente órgão sexual que o ser humano tem, a mente. Com ela se pode está em qualquer lugar, com qualquer pessoa e fazer qualquer coisa. E na prática da masturbação não se pensa no arrebatamento da Igreja. Leia Filipenses 4.8;

    2. Posições - No livro Ato Conjugal, livro que recomendo, diz que existem quase 100 posições diferente. Claro que para praticá-las precisar-se-ia ser um acrobata. Desde que seja no lugar certo, não há restrições bíblicas e nem de seus interpretes sobre mudar as posições para o ato;

    3. Sexo Oral – Sexo deve ser praticado pelos meios naturais: (Rm 1.24-27; 6.19; Ef 4.19; Hb 13.4; 2Pe 2.10). É facilmente comprovada pela ciência a função de cada órgão de nosso corpo. E os órgãos que foram criados por Deus para as relações sexuais, são a vagina e o pênis. Um foi feito para o outro. O sexo oral & Anal - é fruto da impureza, gerada pela carne. "Ora, as obras da carne são conhecidas e são: prostituição, impureza, lascívia..." Gl 5.19 (Impureza - no sentido moral: impureza proveniente de desejos sexuais, luxuria, vida devassa; Lascívia - Conduta vergonhosa, como sensualidade, imoralidade sexual, libertinagem, luxúria). É impossível tal prática, sem que a carne esteja totalmente tomada por sentimentos poucos nobres.

    Leia também: http://pastorgilmartavares.blogspot.com/2011/07/perguntas-respondidas-sobre-sexo_14.html

    Até a próxima!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sexo Oral é pecado? Desde quando? Daqui a pouco o senhor vai dizer que beijar de língua é pecado tb. Pastores, muitas vezes, sentem-se na obrigação de falar por aqueles que determinam o que ele deve pensar. Quando um homem encontra sua mulher e a mulher o seu homem, tudo acontece na maior normalidade.
      O anormal é ver casais que não se amam, não se desejam e não se gostam, transando para “cumprir as Escrituras”, e, depois, levantarem-se do leito cheios de culpa, medo e neurose. A Bíblia não conhece pudores dentro de um quarto onde dois amantes de verdade se encontram. Pecado é a objetização do sexo. É praticá-lo sem amor e sem desejo. É realizá-lo como mecânica orgânica apenas. Aí está o erro; ou melhor: o pecado do desperdício! Ah... uma dica... leia Cantares, e me diz se Salomão teve tantos pudores como vocês têm.

      Excluir
    2. Sexo oral é pecado sim e desde que existe mundo e bíblia é pecado Sr. Anônimo 30 de novembro de 2013. Mais pode praticar da maneira que vc quiser, Deus nos deu livre arbítrio para fazermos o que quiser. Só que depois quando estiver passando por dificudades espirituais e outras mais, pare pra pensar que vc vai saber que esta fazendo coisas que não agradam a Deus. E outra coisa, quando estamos fazendo alguma coisa que não é do agrado de Deus, nós percebemos na hora a não ser que vc não tenha temor de Deus. E Deus deixou os pastores pra nos orientar, mais se vc quer seguir fazendo o que bem entender, vai nessa, só que depois não reclama da justiça de Deus. FALO TUDO ISSO PQ TENHO EXPERIÊNCIA PRÓPRIA. Td de bom pra vc.

      Excluir
  16. Olá Anônimo (a) (12/09/11 - 15:39)!

    Disseste: "BOM DEMAIS O SEXO E MUITO PRIMORDIAL PRA UM CASAMENTO MAS NÃO É A BASE". Concordo com você, pois a base de tudo é Jesus C. O Pr. Josué Gonçalves no seu livro: A Cura de Deus Para Famílias Em Crise, comenta que "nunca tenha o sexo por obrigação, o ato conjugal deve ser espontâneo", em outras palavras, o sexo deve ser o resultado de uma vida de cumplicidade, companheirismo etc. Assim é muito bom, realizador, prazeroso e que não haja dívida sexual entre os cônjuges : “O marido pague à mulher a devida benevolência, e da mesma sorte a mulher, ao marido” (1 Coríntios 7:3 RC)

    Fiques a vontade para voltares quando quiser.

    Até a próxima!

    ResponderExcluir
  17. excelente artigo pastor.
    Estarei casando em breve e isso foi muito útil pra mim,
    porque sempre existe uma insegurança, mais quero ter uma vida sexual abençoada, e falo sempre pra minha noiva, vamos evitar errar, ja nos pegamos em situações difíceis, mais estamos atraindo a presença de Deus para nossas vidas, e isso tem feito a diferença, a partir de Agora como Cabeça do lar, e com a minha auxiliadora escolhemos esperar o nosso casamento pra vivermos a dadiva do sexo. Deus abençoe.

    ResponderExcluir
  18. Olá sou anônimo RH
    pela primeira vez tenho a liberdade de conversar com um pastor sobre esse assunto. Tenho alguns anos de casada, por isso ouvindo alguns pregadores falar a respeito de sexo gostaria de tirar algumas dúvidas não vou perguntar tudo agora,mas ao longo dos dias irei postá-las,
    segue anexo a primeira pergunta:
    com o passar do tempo o relacionamento esfria um pouco devido rotinas do dia a dia porém se uma parte do casamento que considero importantíssima é o sexo ,é claro primeiro vem outros valores, devido a esse fato procuro sempre agradar meu esposo diversificando como por exemplo posições no ato sexual, já por curiosidade consultei kamasutra é claro que nem tudo eu faço pois tenho temor mas também não acho errado por exemplo sexo oral já que traz prazer a mim e meu esposo por exemplo quando estou menstruada fico doida pra ter relação e não posso então me satisfaço com sexo oral, isto é pecado ?

    ResponderExcluir
  19. Olá RH! Desculpe-me pela demora na resposta. Bem! Sobre o Kama Sutra não recomendo. Prefiro indicar o livro Ato Conjugal. Os seus conselhos são cristãos.

    Sobre o relacionamento esfriar. A nossa felicidade deve estar sempre em Cristo. Sendo assim, seremos realizados e teremos condições de realizar o nosso cônjuge em qualquer tempo.

    Sexo oral. Não recomendo. Os especialistas dizem que na boca existem dezenas de sangramentinhos e muitos deles imperceptíveis a olho nu. Só que as bactérias existentes na boca trazem para a vagina e para o pênis infecções. Uma vez sabendo disso, devo evitar.

    O prazeroso do ato conjugal é a simplicidade do ato. É possível se realizar, ser feliz, gozar no normal. Pense nisso.

    Obrigado por participar do meu blog.

    Sempre em Cristo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Pastor Gilmar , é bom confiar em alguém para compartilhar assuntos tão pessoais sem constrangimentos
      Anonimo RH.

      Excluir
  20. Sentindo liberdade em fazer mais perguntas segue anexo:
    Nunca fui de entrar em sex shop mas sempre gostei de comprar algumas coisas pela revista sex shop nada de exageros pois existem absurdos que considero erro ,mas algumas coisas que apimentam o ato não considero errado pois não prejudica a saúde e nem a mente é pecado ou errado?
    ANONIMO RH

    ResponderExcluir
  21. Olá! Sou pastor e orientador espiritual e quero servir meus irmãos com aquilo que o Senhor tem me dado. Bem! O que me preocuca são as motivações dos idealizadores desses binquedos sexuais. Na minha maneira de vê, não vejo pureza messa pratica de criar e usar esses brinquedos. Continuo defendendo a simplicidade do ato conjugal. Nessa simplicidade pode se encontrar o prazer sexual realizador.

    Voltes quando quiser a este espaço.

    Pr. Gilmar Tavares

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

PREFÁCIO DE PR JEAN GIRARD

NOTA DO EDITOR 1° Livro de Marizan Di Carvalho

PERGUNTAS RESPONDIDAS SOBRE SEXO COMENTADAS POR UM PASTOR (II)