NOTA DO EDITOR 1° Livro de Marizan Di Carvalho



Nota do Editor
por
Pr Gilmar Tavares Reis

     Afinal, o que é poesia? Essa parece uma pergunta de difícil resposta. Isso acontece porque a poesia é um elemento da subjetividade, portanto, é difícil conceituá-la. O que parece poético para uma pessoa nem sempre é para outra, haja vista que cada um de nós é dotado de diferentes níveis de percepção: enquanto uns são mais sensíveis, outros têm dificuldades para abstrair e compreender a força da poesia.
     Para que a poesia seja percebida – e sentida –, é preciso que o receptor (ou seja, aquele que a recebe) esteja aberto a diferentes experiências sensoriais. A poesia reside no campo das emoções e pode manifestar-se através de elementos que estejam carregados de sentimentalidade.
     Poesia é uma manifestação de beleza e estética retratada pelo poeta em forma de palavras. No sentido figurado, poesia é tudo aquilo que comove, sensibiliza e desperta sentimentos. É uma forma de arte que inspira e encanta; que é sublime e bela.
     Ao longo dos séculos, a poesia tem sido usada como forma de expressar os mais variados sentimentos, como amor, amizade, tristeza, saudade e muitos outros.
     Assim sendo, você tem em mãos um livro para o qual um adjetivo não será inadequado: delicioso. Isto porque poesia, claro, é uma arte. Mais que isso, a arte de poetizar parece nos permitir exprimir aquilo que está dentro de nós.
     A matéria-prima do poeta é a palavra e, assim como o escultor extrai a forma de um bloco de pedra, o escritor tem toda a liberdade para manipular as palavras, mesmo que isso implique romper com as normas tradicionais dagramática.
      A poesia é o melhor modo de uma pessoa se expressar usando recursos linguísticos e estéticos. É justamente isso que o autor se propõe a fazer. 
     O poeta Marizan Di Carvalho tece poemas. Não por acaso o título de seu primeiro livro é este: Fio de Vida. As poesias escolhidas para esta obra se ligam numa trama que vai juntando sentimentos e emoções, mas traduzidas em versos simples e belos que revelam um verdadeiro tecido de
sentimentos expressados através da poesia.
     O próprio autor diz que o leitor terá a oportunidade de olhar o mundo e refletir sobre suas ações, mergulhando na relação com o próximo a partir do autoconhecimento. 
     Portanto, delicie-se com a suavidade e a beleza da poesia de Marizan Di Carvalho e aprecie esta arte. Faz muito bem para a alma. 

Tenha uma ótima leitura.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PREFÁCIO DE PR JEAN GIRARD

PERGUNTAS RESPONDIDAS SOBRE SEXO COMENTADAS POR UM PASTOR (II)